INFRAESTRUTURA

Para atender as diferentes áreas, a NANOCORE possui os seguintes laboratórios:

BIOFÁBRICA: Dedicada à produção de proteínas recombinantes e DNA plasmidial.

Estrutura especializada na produção de biomoléculas atendendo às normas de Boas Práticas de Fabricação (BPF). São 400 m2 de área construída dedicada à produção de biomoléculas, contando com equipamentos de última geração que atendem aos requisitos de Boas Práticas de Fabricação.

Os equipamentos da NANOCORE, que fazem parte do SISTEMA DE GESTÃO QUALIDADE, são regularmente calibrados e certificados por empresas credenciadas pela REDE BRASILEIRA DE CALIBRAÇÃO (RBC) acreditadas pelo INMETRO.

A NANOCORE possui licença do Ministério da Agricultura (MAPA) para realizar controle microbiológico e físico-químico de matérias-primas e produtos formulados de uso veterinário, estudos de produtos biológicos e estudos de estabilidade de insumos e produtos acabados. Também possui o Certificado de Qualidade em Biossegurança emitido pela CTNBio para realizar pesquisas com Organismos Geneticamente Modificados (OGM) do Tipo 1.

A NANOCORE possui acreditação pelo INMETRO na ISO/NBR 17025 e reconhecimento também pelo INMETRO em Boas Práticas de Laboratórios. (Link para escopo).

A NANOCORE participa regularmente de ensaios de proficiência e comparações interlaboratoriais como forma de monitorar a qualidade e confiabilidade dos trabalhos executados .

Laboratório Analítico: Laboratório dedicado à análise de fármacos e medicamentos.

Equipado com espectrofotômetro, cromatógrafos líquidos com detecção por ultravioleta, fluorescência e espectrometria de massas (UPLC-MS-MS); cromatógrafo gasoso com detecção por FID e espectrometria de massas (GC-MS) para análise de teor de fármacos e produtos de degradação. Os cromatógrafos possuem injetor automático, sistema de bombas para operar em modo gradiente, controle de temperatura no compartimento da coluna e amostra. Os softwares de análise obedecem ao CFR 21 parte 11 assegurando a rastreabilidade das análises executadas.

Possui sala e câmaras climáticas para estudos de estabilidade acelerada e de longa duração nas condições preconizadas para Zona IV.

Equipamentos para caracterização de formas farmacêuticas sólidas: durômetro, friabilômetro, desintegrador, dissolutor de cubas equipado com cestos e pás e dissolutor de fluxo contínuo (apparatus 4).

Equipamentos para avaliação de formas farmacêuticas líquidas e semi-sólidas: TOC, pHmetro, condutivímetro, viscosímetro, densidade de pós, ângulo de repouso, dentre outros.

Laboratório Bioanalítico: Dedicado à determinação de fármacos/pesticidas e seus metabólitos em matrizes biológicas e alimentos.

Para o preparo de amostras, utiliza-se uma área segregada equipada com homogeneizadores, mesa agitadora, centrífuga refrigerada, dispositivos para extração em fase sólida, concentradores centrífugos a vácuo e freezer -80°C para armazenamento das amostras.

As análises são realizadas pro cromatografia líquida ou gasosa acoplada a espectrometria de massas (LC-MS/MS e GC-MS).

Laboratório de Microbiologia: Dedicado às análises microbiológicas de medicamentos, análise de água, ensaios de eficiência de desinfetantes e teste de sensibilidade (concentração inibitória mínima).

Equipado com cabine de fluxo laminar (Classe II de biosegurança), autoclaves para esterilização e descontaminação, estufa para esterilização e despirogenização, estufa bacteriológica, estufa BOD, centrífuga refrigerada, leitora de microplacas, espectrofotômetro.

O laboratório conta com um banco de cepas certificadas oriundas de coleções nacionais e internacionais além de cepas de isolados clínicos.

Laboratório de Cultivo celular: Dedicado ao cultivo de células de mamíferos.

Laboratório equipado com cabine de fluxo laminar, estufa de CO2, microscópios (ocular e invertido), sistema de cultivo de células em frascos agitados (Spinner), tanque de nitrogênio para armazenamento das linhagens.

Laboratório de Biologia Molecular e Imunologia: Dedicado ao desenvolvimento de métodos e caracterização de clones e biomoléculas.

Laboratório equipado com cabine de fluxo laminar, centrífuga refrigerada, termociclador, equiapamento para REAL TIME PCR, sistemas de eletroforese horizontal e vertical, sistema para western Blotting, sistema para dot, blot, fotodocumentador, espectrofotômetro para quantificação de oligonucleotídeos, ácidos nucléicos e proteínas, sistema automatizado para lavagem de microplacas em teste de ELISA, leitora de microplacas.

Laboratório de Fermentação: Laboratório dedicado ao desenvolvimento e escalonamento de processos fermentativos.

Equipado com Incubadora com agitação orbital, biorreator de 7,5 a 15 L, sonda de ultrassom, homogeneizador de alta pressão para lise de células, sistemas de filtração tangencial e centrífuga refrigerada.

Laboratório de purificação de biomoléculas: Dedicado ao desenvolvimento de processos de purificação de biomolécula.

Equipado com cromatógrafo líquido preparativo e coletor automático de frações, sistemas de filtração e diálise.

Laboratório de Desenvolvimento: Laboratório dedicado ao desenvolvimento de formulações.

Equipado com homogeneizadores rotativos, microfluidizadores, sistemas de filtração, spray drier, liofilizador, misturador em V, máquina de compressão, equipamento para avaliação da densidade aparente de pós, equipamento para medir o escoamento e o ângulo de repouso de pós e rota-evaporador.

Unidade de Estudos Clínicos Veterinários.

Dedicada a estudos clínicos de eficácia, segurança, farmacocinética e determinação de período de carência de produtos farmacêuticos de uso veterinário em diferentes espécies-alvo.